A equipe Unimate, da Escola SESI São Luís, conquistou dois troféus na Canada Cup Robotics, uma das principais competições internacionais de robótica educacional. O torneio foi realizado entre os dias 17 e 20 de junho, no Canadá, e reuniu cerca de 100 equipes de mais de 30 países.
Os estudantes maranhenses alcançaram o segundo lugar no Champions Award, principal premiação da competição. A categoria avalia critérios como inovação, organização, impacto social, colaboração, liderança e alinhamento aos valores do torneio. A delegação também conquistou a terceira colocação na categoria Desempenho do Robô, voltada às equipes que se destacam em estratégia, programação, precisão e execução das missões na arena.O resultado representa o melhor desempenho já alcançado por uma delegação maranhense em competições internacionais de robótica.
O técnico da equipe, João Mateus Lima, afirmou que as premiações coroam meses de preparação. Ele destacou que a equipe traz para o Brasil duas grandes premiações e que o trabalho envolveu meses de muito esforço, aprendizado e superação.
A recepção dos competidores na Escola SESI São Luís foi marcada por homenagens e celebrações. A gerente da unidade, Antonia Cristina Cunha, destacou o papel da educação na conquista e avaliou que o resultado é fruto de um trabalho construído por muitas mãos e demonstra a força de uma educação que transforma vidas.
A integrante da Unimate Nayara Sales ressaltou o significado da experiência internacional e afirmou que a temporada foi cheia de desafios, aprendizados e vitórias. Ela disse que a segunda colocação geral em uma competição internacional desse porte é algo que a equipe levará para toda a vida.
O estudante Kaik Nunes também destacou os aprendizados obtidos durante a trajetória da equipe e afirmou que aprendeu que esforço e dedicação fazem diferença. Ele declarou que voltar para casa com esse reconhecimento mostra que todo o trabalho foi realizado da melhor forma possível e que tem orgulho do grupo e acredita no potencial para alcançar objetivos ainda maiores.
A superintendente regional do SESI Maranhão, Regina Sodré, avaliou que os resultados refletem o investimento da instituição em educação e tecnologia. Ela ressaltou que a robótica desenvolve competências fundamentais para a vida, para a cidadania e para o mercado de trabalho. Ela acrescentou que as conquistas demonstram a maturidade, o comprometimento e a responsabilidade dos estudantes e que o apoio das famílias e da escola foi essencial para chegar a esse momento.
A delegação maranhense foi formada pelos estudantes Nayara Bastos Sales, Kaik Nunes Rodrigues, Ellen Victoria da Silva Fontes, Arthur Filipe Campos da Silva Borges, Clarice Gomes Pereira e Ana Letícia dos Santos Quintanilha. A equipe contou ainda com o acompanhamento dos técnicos João Mateus Lima e Antonino Medeiros, da professora-tutora Jucileide de Morais e da superintendente regional do SESI Maranhão, Regina Sodré.
A temporada internacional da robótica maranhense continua nos próximos dias. A equipe Gipsy Danger embarca em 29 de junho para a Coreia do Sul, onde representará o Brasil na Korea Open Invitational, competição marcada para ocorrer entre 3 e 5 de julho, na cidade de Jeonju-si.
Leia outras notícias em recordnewsma.com. Siga a Record News MA no Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso WhatsApp (98) 99100-8186.



