A Prefeitura de São Luís oficializa na próxima terça-feira o lançamento do Parque Tecnológico da cidade. Instalado no Trapiche Santo Ângelo, região central da capital, o espaço tem como objetivo integrar as diversas frentes do setor de inovação, reunindo poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil em um só ambiente.
📲 Entre no nosso canal do WhatsApp agora mesmo e receba as notícias diretamente no seu celular!
A iniciativa, que integrava o programa de governo do prefeito Eduardo Braz, busca transformar o antigo ponto de chegadas e partidas de navios em um novo polo de conhecimento e negócios. A estrutura física revitalizada servirá como sede para uma série de ações e programas desenvolvidos em colaboração com parceiros de peso nos cenários nacional e internacional.
Entre as colaborações anunciadas está a vinda do Porto Digital, reconhecido ecossistema de inovação de Recife, para compartilhar sua expertise. Um dos focos da parceria é o programa “Embarque Digital”, modelo que capacita jovens por um ano e garante 100% de empregabilidade aos formandos, e que a gestão municipal pretende adaptar para a realidade ludovicense.
Outra parceria de destaque, firmada a partir da participação da secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais na maior feira de cidades inteligentes do mundo, em Barcelona, é com o Google. A empresa de tecnologia demonstrou interesse na capital maranhense e deve implementar um projeto piloto do “Plus Code” na cidade. A tecnologia cria um endereço digital referenciado para áreas de difícil localização, como comunidades, facilitando o acesso de serviços de entrega, polícia e ambulâncias.
O parque também será um ambiente de fomento a novas empresas de base tecnológica. Para isso, contará com programas de incubação e aceleração de startups em parceria com a Casa Azul, hub de inovação de Fortaleza, que será responsável por mentorias. Além disso, um programa em conjunto com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) deve promover a formação de jovens na área tecnológica ao longo de dois anos.
A cerimônia de lançamento oficial está marcada para terça-feira e contará com a presença do prefeito, ocasião em que serão detalhados os serviços e a agenda de funcionamento do novo espaço à população.
Leia outras notícias em recordnewsma.com. Siga a Record News MA no Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso WhatsApp (98) 99100-8186.



