A greve dos ônibus em São Luís entrou no oitavo dia nesta sexta-feira, véspera do pré-carnaval, mesmo após a confirmação de um acordo entre as partes. Nenhum veículo do sistema urbano circulou, mantendo mais de 700 mil usuários sem transporte.
📲 Entre no nosso canal do WhatsApp agora mesmo e receba as notícias diretamente no seu celular!
A paralisação persiste apesar das reuniões realizadas na quinta-feira, que resultaram em um acordo anunciado e no compromisso público dos empresários em retomar a operação. Os motoristas, no entanto, decidiram manter a greve, argumentando que o reajuste salarial acertado não corrige distorções salariais que consideram históricas.
Enquanto os trabalhadores apontam falhas no acordo, as empresas mantêm a posição de que os subsódios municipais são insuficientes para a operação do sistema, transferindo parte da responsabilidade pelo impasse ao poder público.
O prefeito Eduardo Braide segue sem se manifestar publicamente sobre a continuidade da greve há três dias. Esta é a nona paralisação enfrentada pela atual gestão, que, em cinco anos, já passou por seis titulares diferentes na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) sem resolver a crise crônica de mobilidade.
